quarta-feira, 6 de abril de 2011

pensamentos pedagógicos parte 2

Precisamos desvelar quais são os princípios teóricos disseminados pelas escolas na atualidade. Precisamos construir novos caminhos na educação, novas pedagogias que dêem conta dos vários aspectos que devem ser trabalhados no ser humano. Nossa proposta é fazer da escola um laboratório prático de democracia. 
Nesse ensaio teórico gostaríamos de afirmar a relevância da teoria de Piaget e Lima para podermos realizar um projeto pedagógico que rompa com o senso-comum na educação. Desse modo, um dos principais objetivos desse estudo consiste em confirmar a relevância dos desdobramentos político-pedagógicos sustentados pela obra de Jean Piaget e de Lauro de Oliveira Lima. As explicações e aplicações pedagógicas que iremos abordar são orientadas pela descoberta desse Epistemólogo. Tais desenvolvimentos foram trabalhados no Brasil com o auxílio indispensável de um grande educador, o professor Lauro de Oliveira Lima. Lima, que, como iremos ver, revela as profundas consequências da concepção piagetiana, principalmente, para a educação.
Utilizaremos, preponderantemente, as considerações de Lima e Piaget para sustentar nossas colocações, mas também contaremos com as reflexões de Freire, que com certeza, foi essencial para ampliarmos nossa visão sobre a natureza do processo educativo. Recomendamos os estudos destes autores para todos aqueles que desejam se situar dentro de um paradigma crítico da educação.    
Inicialmente, trabalharemos no sentido de levantar alguns dos princípios de uma educação fundamentada em Piaget. Num outro momento, iremos abordar os desdobramentos políticos, o cunho sociológico de uma perspectiva educacional piagetiana. Tal perspectiva, política e pedagogicamente, se apóia  nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral no homem. Já Lima se sustenta na perspectiva da obra interacionista de Piaget e a partir dela, sustenta uma coerente proposta pedagógica, que também abrange, necessariamente, uma transformação nas relações sociais. Escreve o próprio autor, na epígrafe de seu belo livro, Os Mecanismos Da Liberdade:


“Resistindo à tentação terapêutica, mantivemos nossa reflexão e nossa prática com relação à dinâmica de grupo. Em torno de uma reformulação global e permanente das relações sociais, retomando, em nível científico, a antiga utopia3 Fundamentalmente, tudo é, apenas uma aplicação das teorias de Piaget (Lima;1980:3).
  


3 O grifo é nosso.

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